quarta-feira, 7 de outubro de 2009

NADA IMPORTA 2.

"Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.

De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo. Exemplos: "todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios".

Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio." Pesquisa realizada ao site Wikipédia. Sei que muitos não gostam do site, mas o que eu quero é conceituar a palavra preconceito.

Agora eu pergunto: Você é uma pessoa preconceituosa? Alguns diriam: "Não, que isso Grace!" Já outros pensaríam bem antes de responder.

Às vezes, reparo em alguns atos e palavras que nós, seres humanos, proferimos. Palavras que muita das vezes saem sem querer, sem sequer que percebamos o mal que elas estão causando aos outros. Não apenas as palavras, como também, os nossos olhares críticos; as nossas opiniões impostas ao léu (o dono da verdade); o nosso modo de descrever as coisas e pessoas boas, descartando as outras que na nossa opinião não servem pra muita coisa.

Mas, será que um dia paramos pra pensar como é a vida de quem sofre o preconceito?
Se coloque no lugar, pense e veja se você, também, não tem defeitos como qualquer outro ser humano. Daí você diria assim: "Ah Grace, defeitos eu sei que tenho, mas poxa não sou tão ruim igual a fulano!"Opa, peraí, você está dizendo que é melhor que alguém? Querido(a) NADA IMPORTA 1, você realmente não é melhor que ninguém!

Como somos infantis e injustos quanto aos nossos pensamentos e nossas críticas. Será que você quando fala da roupa ou do cabelo de alguém pensa se aquela pessoa tem condições pra cuidar desses detalhes? Será que o seu modo de viver é o melhor mesmo? Infelizmente, todos nós temos preconceitos contra algo, mas precisamos nos corrigir quanto a isso.

Não seja hipócrita! Assuma que você tem preconceitos e procure mudar! O preconceito não vai te levar a lugar algum!

2 comentários:

Leandro Capilluppi disse...

Acho q nosso preconceito vem com o pacote do pecado original. Precisamos freiá-lo no campo do pensamento e submete-lo à Cruz. Assim ele se esvai!

Unknown disse...

É verdade!